domingo, 4 de setembro de 2011

Expedição Itacaré: A conquista de Gongogi.

A grande sacada de pedalar é que também se excercita a paciência. É sério. Você sabe que tem que vencer distâncias e sabe que não vai fazer isso rápido. Ajuda a controlar a ansiedade.
No final da trilha da semana passada, decidimos ir a Gongogi para subir mais um degrau em nossa escada de superações. A trilha mais longa que fizemos foi a do Guloso que tem 38 km e para chegar em Gongogi, devemos vencer 52,3 km, sendo que 2/3 desta distância não fazemos a mínima idéia de como é a estrada. Tirando as informações e o levantamento por imagens de satélite.
Então, muito motivados, planejamos e as 7:00 hs nos encontramos no posto para os preparativos iniciais. 
Jocélio já estava lá, quando cheguei, todo equipado, com sua nova roupa. Jefferson chegou comigo, pois passsou em casa pra pegar a Scud, e juntos fomo buscar Ernesto. Logo em seguida, chega Sergio (não o da Harley), amigo de Jefferson e que também é da galera do Bike Aventura. Como vocês podem perceber, estamos até atraindo convidados de outros times. Isso é muito bom pra nós, pois nos dá uma motivação a mais.
O carro de apoio, já estava abastecido. Faltava só tirar a foto inicial, ajustar os GPSs. Por volta de 7:30 hs iniciamos a aventura. O carro de apoio, fez o primeiro trecho pelo asfalto da BR-330 e nos esperaria perto da rotatória da Mirabela, quando completaríamos os primeiros 9 km.
A passagem pela entrada da Mirabela, ocorreu sem parada para foto, pois nosso primeiro ponto de parada seria Tapirama. Já em Tapirama uma parada na praça para um papo e algumas fotos, afinal foi pra isso também que saimos pedalar.
A partir deste ponto o trecho nos é desconhecido, mesmo assim avançamos com entusismo. Quase sempre descendo, atravessando pastos e plantações de cacau. Quando chegamos a uma bifurcação, paramos para conversar.  Tomamos o caminho da esquerda pois, estavamos já as margens do Rio Gongogi e deste ponto, seguimos o rio por sua margem esquerda até a localidade de Nova Palma.  Registramos nosso primeiro contato com o Gongogi, que é muito parecido com o Rio de Contas e antes de chegarmos em Nova Palma, uma paradinha para um banho em suas águas geladas.
Chegar em Nova Palma, consolidou 40 km de pedal até aquele momento e já eram 11:00 hs. Estavamos dentro do previsto de chegar 12:00 hs na cidade de Gongogi. Ficamos ali somente tempo suficiente para uma água e um lanche leve.
De volta a estrada, Gongogi nos esperava. Este ultimo trecho de 12 km se pouco mostrou mais dificil do que  os anteriores pois começamos a experimentar subidas suaves porém longas, e nossos corpos começaram a sentir a distância percorrida. Quando avistamos a cidade a satisfação foi geral, todos comemoramos muito e a sensação de superação que experimentamos foi sensacional. Eram 12:28 hs quando invadimos a cidade. Os 52,3 km podem não parecer muito, mas para nós é uma grande vitória. Outro ponto a destacar é a participação da Erica no carro de apoio, além de transportar alguns ítens, também foi a reponsável pela tomadas das melhoras imagens da aventura, e que podem ser todas apreciadas no album do facebook.
Tiramos fotos e fomo conhecer a ponte para Aurelino Leal, cidade que tabém está na rota para Itacaré e é mais uma etapa a ser superada.
Um almoço a beira do rio, com arroz, feijão, frango e carne de sol fechou a empreitada. Particularmente me sinto satisfeito pela conquista. Pena que mais amigos não se juntaram a nós desta vez., por isso estamos planejando fazer este trecho novamente. Sendo também humilde, acredito que precisamos de mais tempo de preparação pra Itacaré, por isso reprogramaremos as datas. Nosso objetivo é chegar, mas não a qualquer custo. Os 10,5 km/h (com paradas e 16 km/h sem paradas) de média ainda precisa melhorar. De qualquer forma o piso é bom de se rodar, mas uma coisa eu coloquei na minha cabeça... preciso urgente de sapatilhas.


Concentração.
5 em movimento.

Ernesto mergulhando.

Subindo.

Tapirama.

Rumo a Nova Palma.

Subidas suaves mas desgastantes.

Luca, indicando o caminho.

Rio Gongogi, primeiro contato.

Pausa para um banho.

52,3 km depois.

Foto que comprova.

Repondo as calorias perdidas


Os herois.

facebook:
Dados do Endomondo:
Ipiaú- Gongogi (BA)
Sport
Mountain biking
Start Time
Sep 3, 2011 7:21 AM
Distance
52.28 km
Duration
5h:04m:11s
Avg Speed
10.3 km/h
Max Speed
39.7 km/h
Calories
2789 kcal
Altitude
86 m / 180 m
Elevation
144 m ↑ / 185 m ↓

Nenhum comentário:

Postar um comentário