domingo, 20 de novembro de 2011

Trilha da Queimadinha: Mais uma experimental que deu certo!

Essa trilha foi uma daquelas em que não fizemos nada do que programamos de início, porém quando terminamos a sensação foi de sucesso e satisfação. Quando combinamos sair no sábado dia 19, Ernesto eu, Lucas e Jefferson, iríamos fazer uma experimental lá pelas bandas de Aiquara. Porém, ao nos encontrar no posto de sempre resolvemos (por sugestão do Ernesto) fazer algo menos "aventureiro", já que este trajeto iria ter pelo menos 45 km. Então me veio a cabeça a Curva do Feitiço, que dos presentes, apenas eu conhecia. Todos de acordo, saímos por volta as 6:15 hs, rumo a Jequié para a trilha.  Esta trilha inicia a pouco mais de 4 km da saída da cidade pela BR-330 sentido a Jequié, em uma estrada de terra que contorna uma serra e retorna a mesma rodovia mais a frente. Antes do subidão, resolvemos perguntar se existe um caminho que sai desta estrada e em vez de ruma para oeste (caminho original da Trilha do Feitiço), rumar para leste (voltando a Ipiaú) e evitar rodar muito pela rodovia e evitar esse risco. Foi aí que encontramos seu Antonio Conceição (mais uma dessas figuras que conhecemos pelos caminhos) que nos deu a dica e resolvemos desbravar. Foi ai que uma experimental, virou uma trilha conhecida e virou uma experimental de novo.
A saída da trilha para o trecho desconhecido era bem no meio do subidão e a partir daí a estrada ia ficando cada vez mais com cara de pouco usada até chegar a uma casa. A partir deste ponto a estrada se transformava numa "single track" dentro de uma roça de cacau e que subia suavemente por entre as árvores e que cujas raízes e umidade, tornava difícil avançar sem escorregar e apoiar os pés no chão. Lucas, durante a preparação, lubrificou o passador traseiro com óleo spray e "lambuzou" seu disco de freio e no momento e que a trilha começou a descer velozmente por entre as árvores, seu freio traseiro perdeu a eficiência e ele literalmente "peitou uma árvore" ao lado do caminho. Sorte nossa pois, ao pararmos para ver o que aconteceu a ele, evitamos nos chocar com uma cerca de arame que cruzava a trilha a poucos metros a frente. Apesar do tempo nublado a travessia do cacau foi cansativa e suada e logo ela deu lugar a um pasto num vale fechado com um visual incrível onde a descida nos fazia acelerar mais e mais. No fnal da descida o óleo do disco traseiro de Lucas (sem sacanagem) fumegava que parecia estar queimando e daí a trilha ser chamada de queimadinha, já que a cena de uma bicicleta soltando fumaça pela traseira foi uma visão bem incomum e engraçada. Foi uma trilha sensacional e quando chegamos a estrada já conhecida que é a volta da Boa Sorte, foi recompensador. Vamos voltar com certeza pois os demais pedivelas precisam conhecer esta.
A trilha!

Iniciando.

Começo da Curva do Feitiço.

Seu Antônio Conceição, mostrando a direção.

Fazenda Encontro das Águas.

Final da estrada, começo da trilha no cacau.

Um cacau maduro pra repor as energias.

Lucas, levantando do "abraço na árvore"